COP26- Conferência Anual sobre as Alterações Climáticas

A Conferência Anual sobre as Alterações Climáticas das Nações Unidas (COP26), tem como objetivo reunir os líderes de quase todos os países do mundo (197 e a EU), para encontrar mecanismos de controlo das alterações climáticas.

Esta reunião, normalmente, realiza-se de 5 em 5 anos, mas dada a pandemia de covid-19, só se irá realizar este ano em Glasgow, na Escócia.

Esta conferência é, talvez, das mais importantes, visto que nos encontramos na última década para unir esforços e evitarmos que os impactos do aquecimento global sejam mais severos. Segundo a Greenpeace, estamos a falar de desastres naturais inimagináveis, eventos extremos cada vez mais intensos e frequentes, subida do nível do mar e perda irreparável da biodiversidade. A pandemia de Covid-19 poderá ser uma oportunidade única para a reconstrução de uma economia global mais forte, justa e sustentável entre todos os países.

A prioridade da conferência anual sobre as alterações climáticas, será fazer com que os países se comprometam a reduzir a zero as emissões de carbono até metade deste século, com cortes mais agressivos a partir de 2030. A eliminação do uso de carvão e a proteção dos ecossistemas, são outros temas de elevada importância a serem abordados na conferência.

Estas medidas têm como principal objetivo criar planos para travar o aumento da temperatura global de mais de 1,5ºC até ao final do século.

Para que possa saber mais informações consulte a COP26 explicada.  

Como é que a transformação digital e a digitalização podem ajudar nestas medidas?

 A transformação digital e a digitalização são duas ferramentas tecnológicas que poderão ser excelentes aliadas dos países e das empresas para combater a utilização indevida do papel e a desmatação das florestas.

Ao implementar estas tecnologias os países, as empresas e os cidadãos podem beneficiar da informação totalmente digital, e desta forma permitir que a mesma seja mais fácil de encontrar e, por conseguinte, facilite as tomadas de decisão.

Existe uma infindável lista de vantagens com a adoção destas ferramentas, mas acima de tudo a redução dos impactos ambientais é a principal e a mais significativa para o planeta.  

Feedback
No rating yet
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT