Mitos da Transformação Digital

A transformação digital tem sido um tema bastante abordado ao longo dos anos, contudo desde o início da pandemia de covid-19 que esta temática tem ganho cada vez mais visibilidade e interesse por parte das empresas e da população em geral.

Porém, existem diversas definições para o seu significado, diversas formas de implementar um processo de transformação digital e diversos investimentos que poderão ser realizados. Dada a larga panóplia de variáveis envolvidas é natural que suscitem inúmeros mitos.

A verdade é que se as empresas fizerem corretamente esta transição conseguirão obter inúmeros benefícios, como o aumento de lucros e a redução de despesas. Mas, é importante afirmar que a implementação deste processo acarreta alterações profundas nas organizações.

Desta forma, a transformação digital deve ser analisada de forma criteriosa porque uma decisão tomada erradamente pode trazer complicações graves às empresas.

É importante desmistificar os mitos que existem ao longo do processo para que as organizações e os decisores possam tomar decisões conscientes e sem mitos a assombrarem as suas cabeças.

Os principais mitos da Transformação Digital

1- A transformação digital é um investimento único

Embora se ache que a implementação deste tipo de processo seja com um único investimento é completamente errado, porque quando uma empresa decide investir num projeto destes é importante que tenha a consciência de que é um processo contínuo e com diversas alterações e correções, como tal o investimento não é estático nem único.

2- Redução/Eliminação de postos de trabalho

Muitas das vezes, quando se ouve o conceito de transformação digital, o mesmo está associado à redução de postos de trabalho, o que preocupa bastante os colaboradores. Contudo, isso não é necessariamente verdade porque quando é implementada existe sempre um importante papel dos recursos humanos, uma vez que os dados terão de ser analisados e decisões terão de ser tomadas.

A mudança está apta apenas para eliminar tarefas repetitivas e monótonas, não para realizar todas as tarefas dentro de uma organização.

3- A transformação digital é apenas o investimento de tecnologia

Quando uma empresa decide avançar para este tipo de processo é fundamental que tenha a consciência que não se tratar de adquirir tecnologia, mas sim que é uma alteração organizacional e estrutural na empresa.

Estes são alguns dos mitos associados à transformação digital, fundamentais para que as empresas tenham em consideração quando decidirem avançar com um processo destes, de forma a que tenham consciência dos mitos existentes.     

Entre na era digital com a TBFiles

A sua empresa encontra-se preparada para um futuro cada vez mais digital? Na TBFiles trabalhamos para si e para a sua empresa, seremos os parceiros indicados para chegarmos ao futuro juntos. Venha descobrir o que fazemos, qual a nossa oferta e contacte-nos para uma solução à sua medida.

tbfiles, desmaterialização, transformação digital
Feedback
No rating yet
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT