Transformação Digital na Administração Pública

Transformação Digital na Administração Pública

O processo de transformação digital na administração pública tem sido gradual e cada vez mais intensificado, contudo ainda são necessários inúmeros progressos e avanços.

A administração pública sempre foi uma área bastante obsoleta e morosa, o que tornava todos os serviços mais lentos e de resposta mais tardia.

Contudo, muitas alterações já foram realizadas, nomeadamente com a implementação da segurança social direta, com a entrega do IRS online, com a loja do cidadão, entre outros serviços que têm dado uma resposta mais rápida e eficiente aos cidadãos.

Embora as mudanças ocorridas sejam gigantes, é necessário continuar a apostar na transformação digital e a melhorar os serviços, de forma a reduzir a burocracia e o tempo de espera. Na administração pública não existem hábitos de trabalho digital e é difícil de mudar isso em dois ou três anos. É necessário que a mudança seja realizada de forma gradual e consciente.

Segundo o ministro de estado, da economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, a administração pública pode servir melhor os cidadãos e empresas, pode aumentar a transparência e aumentar a sua eficácia se souber fazer também um aproveitamento pleno das tecnologias digitais.

Fundos dedicados à Transformação Digital na Administração Pública

Existem inúmeros fundos destinados ao investimento na administração pública, nomeadamente o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), que visa investir 578 milhões de euros na criação de uma rede de dados na área da saúde, na criação da loja do cidadão virtual, uma plataforma digital de todos os registos (civil, nacionalidade, comercial, predial).

Está também previsto desmaterializar o processo de pedido de entrega do cartão do cidadão, ou seja, não ser necessário deslocar-se para levantar o cartão.

Está também no plano, entre muitas outras medidas, a compra de equipamentos tecnológicos para os tribunais e de 600 mil computadores para alunos e professores ou ainda o reforço das ligações de internet nas escolas.

Estas medidas permitirão que a administração pública se torne mais digital e que permita dar resposta aos cidadãos de forma mais eficaz e eficiente.

Inicie a Transformação Digital com a TBFiles

Considera que a sua empresa se encontra preparada para um futuro mais digital? Na TBFiles trabalhamos para si e para a sua empresa, seremos os parceiros indicados para chegarmos ao futuro juntos. Venha descobrir o que fazemos!

Mais Informações

Feedback
No rating yet
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT