Transformação Digital na Agricultura

A Transformação Digital é um tema muito “quente”, no meio empresarial, contudo a transformação digital na agricultura é um assunto muito pouco falado e explorado.

É um sector com imenso potencial e uma enorme progressão tecnológica, embora ainda seja muito pouco utilizado na agricultura.

Na verdade, a transformação digital na agricultura pode ser entendida de várias formas e ter utilizações completamente diferentes e abordagens totalmente disruptivas.

Hoje, fala-se de uma agricultura 4.0, onde o portefólio tecnológico abrange drones, robôs, sensores, internet of things (lot), inteligência artificial (IA) ou blockchain. É uma vasta possibilidade de ferramentas que permitem melhorar o sector e a qualidade dos produtos.

A sustentabilidade e as preocupações climáticas são algumas das razões pelas quais as empresas agrícolas procuram pela transformação digital.

A possibilidade de analisar o solo, o ar e a água, são vantagens extremamente importantes para os agricultores, desta forma é possível obterem informações extremamente úteis para as tomadas de decisão.

O principal objetivo para a aposta na investigação e desenvolvimento de soluções tecnológicas é a redução do impacto das alterações climáticas, mas também de tornar as produções mais eficientes e de elevada qualidade. 

Este será um caminho que os países desenvolvidos e as cidades modernas vão, cada vez mais apostar e investir para que o sector da agricultura seja melhor e para que os consumidores possam ter uma maior informação sobre os produtos alimentares.

Uma agricultura inteligente, sustentável e tecnológica será sem dúvida o futuro do sector.

Feedback
No rating yet
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT