RPA: O Futuro das Empresas

O RPA (Robotic Process Automation) é uma tecnologia que tem suscitado um enorme interesse por parte das empresas e dos colaboradores. Contudo, com o aparecimento da pandemia de Covid-19 e a implementação do teletrabalho as empresas precisaram de encontrar soluções capazes de automatizar e tornar os processos mais rápidos e eficientes. Segundo a Pwc, desde 2020 que 76% das organizações têm avançado para soluções de automatização.

A eficiência de processos, o tempo e a pressão crescente nos custos são algumas das razões que fazem com que as organizações optem por procurar soluções de automatização.

Embora o RPA esteja a crescer exponencialmente no mundo, ainda existe um grande desconhecimento e desconfiança por parte das PME portuguesas, desta forma é importante desmistificar o que é o RPA e quais os benefícios que esta tecnologia trará para a empresas e para os colaboradores.

As organizações com um grande volume de trabalho administrativo, nomeadamente com o processamento de faturas, a gestão de clientes, a reconciliação bancária, a gestão de stocks ou outras tarefas extremamente burocráticas e repetitivas, já ganham imenso com a implementação do RPA.  

É importante salientar que o RPA não tem como objetivo substituir os recursos humanos, mas sim retirar-lhes a carga administrativa repetitiva, permitindo que utilizem o tempo para tarefas criativas, de pensamento critico e para a inovação.

Segundo a Deloitte, 63% das empresas planeiam procurar um parceiro de IT para a implementação do RPA. Esta tecnologia tem como principal objetivo a complementaridade na gestão das empresas, permitindo a aceleração dos processos e o ganho de tempo. Desta forma os colaboradores, o recurso fundamental das empresas, poderão realizar outras tarefas de maior valor acrescentado para o desenvolvimento da organização.

O RPA na TBFiles

TBFiles sendo uma empresa especialista em transformação digital e RPA encontra-se preparada para ir ao encontro das suas necessidades e encontrar a melhor solução para melhorar a dinâmica da sua empresa.

Consulte o nosso site e descubra como podemos ajudar a sua organização.

Feedback
No rating yet
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT