Vantagens e Desvantagens do Teletrabalho

Até ao aparecimento da pandemia de covid-19 o teletrabalho era uma realidade muito longínqua, onde muito poucos colaboradores e empresas tinham esse modelo de trabalho adotado.

Contudo, com o aparecimento de uma pandemia mundial todas as empresas se viram obrigadas a tomar medidas que garantissem a segurança dos colaboradores e o normal funcionamento da organização.

Desta forma, surgiu o modelo de teletrabalho que permite aos colaboradores estarem em casa, ou noutro local qualquer e trabalharem com acesso a todos os documentos, sem qualquer restrição.

Como qualquer outro modelo de trabalho existem vantagens e desvantagens, abordaremos abaixo as que consideramos mais importantes.

Vantagens:

Conciliação entre a vida pessoal e profissional é uma característica que cada vez mais os colaboradores têm em conta e que valorizam.

Redução do stress, uma vez que a deslocação para o escritório acarreta uma logística muito maior e mais demorada.

Maior concentração e foco, uma vez que ao estar em teletrabalho é possível o colaborador abstrair-se de interrupções e distrações.

Melhoria do estilo de vida, permitindo uma maior flexibilidade para atividades de lazer.

Redução da poluição, uma vez que os trabalhadores não necessitam de se deslocar seja em carro próprio ou por transportes públicos.

Desvantagens:

Aumento do sedentarismo, uma vez que os colaboradores permanecem mais tempo em casa e poderão não fazer qualquer tipo de atividade física.

Dificuldade de desconexão do trabalho, visto que ao estar em casa muitas pessoas deixam de ter horários fixos no seu dia a dia e passam trabalhar mais horas.

Redução de identidade corporativa, tendo em conta que os colaboradores estão mais ausentes da empresa e acabam por diminuir a sua identificação com a empresa.

Como em qualquer modelo de trabalho é natural que existam vantagens e desvantagens, contudo o mais importante é analisar a empresa e perceber o que é que funciona melhor, uma vez que o teletrabalho também acarreta alguma preparação e maturidade por parte da empresa.  

Para atingir essa maturidade e preparação as organizações necessitam de toda uma estrutura digital que permita que os funcionários consigam aceder aos documentos internos e de clientes em qualquer hora e lugar.

A TBFiles é uma empresa especializada em gestão documental e possui todas as capacidades para ajudar a sua empresa neste projeto. Contacte-nos e descubra como poderemos ser o seu parceiro ideal.

Feedback
No rating yet
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT