A motivação dos colaboradores é uma característica extremamente importante a ter em consideração nas empresas. Um colaborador motivado consegue alcançar metas e objetivos de forma muito mais fácil, ágil e rápida.
Contudo, a motivação é uma característica bastante volátil e como tal, não é igual para todos os colaboradores de uma empresa. É fundamental que as organizações quando estão a tentar quantificar e qualificar esta característica tenham de ter em conta que a mesma muda de pessoa para pessoa.
Para que os funcionários de uma empresa se sintam motivados é necessário que a entidade empregadora fomente e desperte a motivação nos mesmos.
Os principais fatores que contribuem para a Motivação no Trabalho
Existem vários fatores que contribuem para a motivação, nomeadamente:
1º Compensação Financeira
A compensação financeira é, sem dúvida, um dos principais fatores motivadores para os colaboradores. Um funcionário sentir que o seu esforço e dedicação se refletem no vencimento que recebe é extremamente motivador e encorajador para se dedicar às tarefas laborais.
2º Reconhecimento e Valorização
Quando nos esforçamos e dedicamos nas tarefas laborais esperamos que o nosso trabalho seja reconhecido e valorizado pela entidade empregadora.
Seja através de incentivos monetários ou de premiações, é importante que um colaborador se sinta reconhecido pelas suas tarefas desenvolvidas.
3º Comunicação
Quando uma empresa é transparente na sua comunicação e se preocupa com a informação que é passada para os colaboradores, faz com que a motivação e a confiança dos mesmos aumente. O colaborador ao saber da estratégia da empresa e quais os passos que serão dados, trará mais confiança e disciplina no seu trabalho.
4º Segurança
A segurança e a estabilidade que os colaboradores sentem nas empresas é um fator preponderante para a sua motivação. Quando um profissional se sente seguro e sólido sente-se mais comprometido e dedicado com a organização.
Estes são alguns dos fatores que contribuem para a motivação no trabalho dos colaboradores, contudo como foi referido anteriormente, cada colaborador tem os seus critérios motivacionais, não sendo igual para todas as pessoas.