Desde o início da pandemia, março de 2020, que as empresas têm alterado as formas de trabalhar e de encarar as adversidades impostas pela COVID-19.
Foi imperativo criar estratégias e métodos que melhorassem as condições de trabalho e a segurança dos colaboradores. Contudo, o planeamento era imperativo para que tudo estivesse devidamente organizado e facilmente executável.
Desta forma, existem várias abordagens e métodos que funcionarão melhor para umas empresas do que outras. Deixaremos, abaixo, algumas sugestões de ações para ajudar as empresas nestes momentos difíceis e de incerteza.
1- Avaliação de riscos e a elaboração de planos de resposta;
É importante que as empresas realizem um levantamento de possíveis riscos que os colaboradores e a empresa possam correr e a partir daí criar um plano de contingência capaz de colmatar as emergências impostas.
2- Comunicar junto dos colaboradores, clientes e fornecedores de forma positiva e clara;
É fundamental que as empresas criem planos de comunicação junto do núcleo empresarial, de forma a que o positivismo, a calma e a serenidade sejam sempre mantidos e que a comunicação seja uniforme para todos os intervenientes.
3- Monitorização do bem-estar físico e psicológico dos colaboradores;
Durante os períodos de emergência é fulcral que ocorra uma avaliação contínua e pormenorizada do bem-estar físico e psicológico dos colaboradores, de forma a proporcionar as melhores condições de trabalho.
Contudo, é importante ressalvar que o estado de saúde dos funcionários tem de ser mantido confidencial.
4- Ajuste nos orçamentos e nos investimentos;
Em momentos de emergência é importante que as empresas realizem uma revisão nos seus orçamentos e investimentos de forma a garantirem os recursos a bom ritmo.