O que muda com a Tecnologia 5G?

Muito se tem falado sobre a tecnologia 5G, mas na verdade pouco se sabe quais os benefícios desta tecnologia e quais as alterações que vão causar na vida dos consumidores e das empresas.

A Tecnologia 5G, ainda é para muitos um mistério, pois não se sabe ao certo o impacto que terá, quando entrará em vigor e quais os dispositivos que estarão aptos para receber o 5G.

Neste momento, ainda é tudo muito complexo e pouco desmitificado, mas de uma forma generalizada o que a tecnologia 5G trará é uma maior velocidade de acesso à internet. A necessidade de possuir esta tecnologia, passa por atualmente não serem só os telemóveis e os computadores a necessitarem do acesso à internet, mas também outros dispositivos, que cada vez, são fundamentais ao nosso dia a dia.

O 5G, segundo as operadoras, tem uma conexão mais rápida e uma melhor capacidade de download e upload, será possível fazer o download de seis filmes em apenas alguns segundos, sendo possível realizar outras atividades, como uma videochamada em simultâneo.

Contudo, estas mudanças não se restringem apenas aos consumidores, mas também às empresas. Segundo a Vodafone, a primeiro impacto será ao nível da internet das coisas (Lot), “permitindo o aumento exponencial dos equipamentos ligados à rede e a massificação dos serviços potenciados pela comunicação entre máquinas”.  O segundo impacto passa pelo “nível da prestação de serviços críticos de elevada resiliência, tais como aplicações industriais (Indústria 4.0), viaturas autónomas, cirurgias à distância ou serviços de emergência”.

Apesar de haver inúmeros benefícios com a chegada da Tecnologia 5G e a mesma ser necessária para que a utilização dos consumidores e das empresas seja melhorada, na verdade existem alguns inconvenientes que podem causar alguns problemas aos utilizadores. Para que o 5G funcione é necessário que os equipamentos estejam preparados, mas nem todos os dispositivos são compatíveis com esta tecnologia, o que faz com que o 5G seja mais restritivo.

Feedback
No rating yet
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT