Produtividade

Aumento da Produtividade em Portugal, apesar da Pandemia

A produtividade, ao longo dos anos, tem ganho cada vez mais peso nas empresas e na sua performance no mercado. Muitas foram as teorias e técnicas utilizadas ao longo dos tempos para aumentar a produtividade, sendo que a carga horária foi uma das variáveis a ter em consideração.

Em 2019, Portugal era o 6º país da OCDE com mais horas trabalhadas por cada trabalhador, sendo em média cerca de 1892,9 horas. Contudo, a produtividade não correspondeu às horas trabalhadas uma vez que a mesma se escontra abaixo do meio da tabela.

Embora estejamos a passar por um momento pandémico, onde as empresas e os colaboradores têm enfrentado inúmeros desafios laborais, em 2020 a produtividade, em Portugal, subiu 1,8%. Desde 2010, que o valor da produtividade não era tão elevado em Portugal, cerca de 3,1%.

O ano de 2020 foi extremamente atípico, pautado pelo distanciamento social, por confinamentos e por restrições, que levaram à maior e mais severa receção económica do mundo, desde a segunda guerra mundial.

Com todas estas condicionantes, os níveis de produtividade poderão estar em risco, uma vez que, algumas das empresas mais produtivas do país poderão entrar em insolvência e diminuir a produtividade do mesmo.

Nem todas as consequências do covid-19 foram más, a pandemia poderá ter acelerado a adoção de tecnologias digitais que permitirão aumentar a produtividade das empresas, bem como a comunicação entre colaboradores e clientes, afirma a OCDE.

Portugal é um país com imenso potencial, onde tanto as empresas como os colaboradores têm vontade de ser melhores e mais produtivos.

A adoção de tecnologias digitais e de soluções como a transformação digital, a digitalização de documentos e a automatização de tarefas administrativas de baixo valor intelectual, poderão fazer com que as empresas se tornem mais produtivas e mais focadas no core business da empresa.

Gráfico- Produtividade

Sabia que a TBFiles poderá ser o seu parceiro de eleição?

A TBFiles é uma empresa que prima pela eficiência e produtividade e poderá ser o parceiro ideal para o seu negócio. Possuímos soluções tecnológicas capazes de colmatarem as necessidades impostas pelo mercado. Visite o nosso site e descubra como poderemos ajudar.

Visite o Site

Feedback
No rating yet
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT