Plástico

As Mudanças no Plástico

“Mais de 80% do lixo deitado ao mar é plástico” Comissão Europeia

Hoje em dia, é recorrente ouvirmos a preocupação dos especialistas com o planeta e os impactos que a poluição está a causar no meio ambiente, contudo nem sempre possuímos a noção do verdadeiro estado do planeta onde vivemos.

O plástico é, claramente, uma das principais causas da poluição dos nossos oceanos, sendo um dos principais componentes encontrados nas praias da União Europeia. Atualmente, a população mundial utiliza certa de 5 biliões de sacos de plástico por ano. Este é apenas um dos indicadores da utilização abusiva do plástico, sendo que existem muitos outros que muitas das vezes nem temos noção que estão presentes nos objetos.

A utilização do plástico tem causado inúmeros problemas no meio ambiente, sendo o mar e as espécies marinhas uma das mais afetadas.

Dado o impacto causado pela utilização abusiva do plástico, foi necessário criar leis que reduzissem significativamente o uso do mesmo.

As novas leis

No passado dia 1 de julho de 2021, entrou em vigor o decreto-lei que proíbe a disponibilização gratuita de sacos, independentemente da sua natureza.

A nova legislação, aprovada pelo Parlamento Europeu, tem como objetivo reduzir o consumo de plástico de utilização única até 2026 e tornar todas as embalagens de plástico reutilizáveis, compostáveis, biodegradáveis, ou facilmente recicláveis até 2030.

Estas medidas, visa não só reduzir drasticamente a utilização desmedida do plástico, como sensibilizar os fabricantes e os consumidores para a redução dramática deste utensílio que tão nefasto é para o nosso planeta.

Futuramente haverá alguns produtos que deverão desaparecer definitivamente de circulação, nomeadamente:

  • Cotonetes;
  • Talheres;
  • Palhinhas e agitador de bebidas;
  • Varas para fixar balões;
  • Copos para bebidas e as respetivas tampas;
  • Recipientes como caixas, com ou sem tampa.

Independentemente das medidas que possam vir a ser tomadas, é importante que os consumidores e os fabricantes sejam cada vez mais conscientes das suas escolhas e dos impactos que as mesmas poderão ter na “nossa casa”.

Práticas Eco-Friendly na TBFiles

Na TBFiles existe, cada vez mais, uma preocupação crescente com o meio ambiente e com a pegada ecológica.

As estratégias de sustentabilidade ambiental são bem definidas, sendo que tentamos sempre melhora-las e otimizá-las.

As práticas eco-friendly já utilizadas pela TBFiles são:

  • Racionalização da utilização de papel através da desmaterialização dos processos administrativos;
  • Separação de resíduos e encaminhamento para reciclagem através de parceiros certificados;
  • Utilização de produtos e materiais reciclados, nomeadamente papel e consumíveis;
  • Controlo da qualidade do ar através de uma climatização eficiente e sem fumo;
  • Consciencialização da utilização de água com a criação de regras;
  • Poupança e otimização da gestão energética através do uso de iluminação de baixo consumo e utilização de sensores de movimento em zonas de utilização não constante.

Digitalize os seus processos administrativos e torne a sua empresa mais amiga do ambiente

Somos uma empresa especializada em gestão de documental e automação de processos administrativos. Através da nossa vasta experiência profissional seremos capazes de dar resposta a todas as necessidades que a sua empresa enfrenta. Com a automatização e desmaterialização de processos conseguirá libertar recursos, diminuir os custos e tornar a sua organização mais eco-friendly.

Contacte-nos e comece já a automatizar processos administrativos com a TBFiles.

rpa, tbfiles, robotic process automation, automatização de processos administrativos
Feedback
No rating yet
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT