O Marketing e a Transformação Digital

A capacidade de reação a, ou criação de oportunidades num dado mercado estão na essência do papel do marketing numa organização.

Nos dias de hoje sem a devida e permanente monitorização e acompanhamento do comportamento do mercado, nenhuma empresa consegue evoluir e crescer. Para isso, é essencial que as competências de marketing estejam despertas e ativas em todos os pontos de contacto entre aquela e o seu mercado, para que a todo o momento se captem as ditas oportunidades.

Na era da sociedade da informação em que vivemos, onde não é mais a capacidade industrial de alguns poucos que dita os modelos de evolução e progresso da sociedade, mas sim, e antes disso, a capacidade de colaboração e partilha de conhecimento entre todos, através da criação de espaços de interação entre organizações ou entre estas e os seus stakeholders, tudo é marketing. O marketing não pode ser mais uma função departamental e compartimentada. O marketing deve ser um ingrediente de uma fórmula líquida de que é composta a proposta de valor de uma empresa.

E o que tem isto que ver com transformação digital? Tudo.

A noção de uma organização como um espaço estanque e delimitado, emparedado ou distribuído por polos fisicamente identificados, é um modelo do passado.

O sucesso organizacional de uma empresa hoje baseia-se cada vez mais na sua capacidade, de forma dispersa e descentralizada, conseguir continuar a criar valor para os seus clientes, mantendo os necessários processos de decisão e controlo devidamente assegurados. Para tal, é essencial recorrer a ferramentas e competências que, à semelhança do marketing, lhes permitam suportar as suas operações nos múltiplos pontos de interação. E é aqui que entra a transformação digital.

A transformação digital mais do que a implementação de um conjunto de medidas ou ferramentas numa empresa, tem que ver com uma nova forma de (querer) estar. Uma forma que compreende que a agilidade e flexibilidade são essenciais para a competitividade e sobrevivência, e que para estar a passo com essa realidade as organizações devem identificar todos os processos que podendo ser descentralizados ou desmaterializados aceleram dinâmicas de trabalho e de resposta, permitindo-lhes estar despertas e capacitadas para extrair o que os ciclos económicos têm para oferecer.

E isso (também) é marketing.

Nuno Mendão

Marketing Advisor at TBFiles

Feedback
4.8 de 5 estrelas. 4 votos.
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT