Tecnologias Estratégicas para 2021

Com o aproximar do final do ano, são divulgadas algumas das tendências estratégicas para 2021, por algumas empresas da área, contudo teremos em consideração as abordadas pela Gartner.

Iremos listar 9 tendências tecnológicas estratégicas para 2021, que segundo a Gartner irão pautar o próximo ano e de certa forma impulsionar a vida das empresas e das pessoas.

1- Internet of Behaviors (loB)

Destina-se à recolha e análise de dados com o objetivo de incutir comportamentos com a ajuda de inúmeras tecnologias, nomeadamente, soluções de reconhecimento facial, sistemas de localização, big data, etc. O objetivo é recolher os dados que os utilizadores geram no seu quotidiano e correlacionar essa informação resultando em eventos comportamentais.   

2- Total Experience

Trata-se de uma tendência de multiexperiência que engloba a experiência do cliente, a experiência do colaborador e a experiência do utilizador. O objetivo desta tendência passa por melhorar a experiência de todos os intervenientes e desta forma tornar os negócios mais personalizados e diferenciadores.

3- Privacy-enhancing computation

Os riscos de ataque à privacidade têm aumentado gradualmente. A Gartner acredita, que até 2025, metade das grandes organizações terão implementado soluções baseadas em privacy-enhancing computation que permitirão a melhoria da privacidade.

4- Distributed Cloud

Esta tendência permite que as empresas mantenham, operem e desenvolvam serviços na cloud pública, e os executem em diferentes locais físicos. Possibilita ultrapassar questões como localização, redução de custos e os requisitos de residência dos dados.

5- Anywhere Operations

Permite que clientes, colaboradores e parceiros possam operar e gerir negócios a partir de qualquer lugar. “Este conceito refere-se ao desenvolvimento de infraestruturas digitais escaláveis, que incluam experiências de valor agregado em torno de cinco áreas core: colaboração e produtividade, acesso remoto seguro, infraestruturas edge e cloud, quantificação da experiência digital e automação para suportar operações remotas.” Gatner

6- Cybersecurity Mesh

Com a ascensão da transformação digital, cresce a necessidade de garantir a segurança. Esta tecnologia permite que qualquer pessoa aceda a qualquer ativo digital em segurança, independentemente da sua localização.

7- Intelligent composable business

“Este conceito surge em resposta à necessidade de apostar em processos e arquiteturas inteligentes, modulares, e “combináveis”, com capacidade de se adaptar ao ritmo das mudanças. A utilização de tecnologias que facilitam o acesso a dados, que possam melhorar essa informação com novos insights, e consequentemente melhorar a tomada de decisão potenciam a abertura de novos modelos e processos de negócios mais ágeis, permitindo respostas mais rápidas e eficazes.” Multisector

8- AI Engineering 

A engenharia de AI é uma estratégia que tem como objetivo facilitar o desempenho, a escalabilidade e a confiabilidade dos modelos de AI. Uma vez que, apenas 53% dos projetos de inteligência artificial vão da fase de prototipagem à fase de produção.

DataOps, ModelOps e DevOps são os pilares de engenharia da inteligência artificial.

9- Hyperautomation

“Hiperautomação é a ideia de que tudo o que pode ser automatizado numa organização deve ser automatizado” Gartner É auxiliado por ferramentas de IA, Machine Learningsoftware orientado a eventos, automação de processos robóticos e outras ferramentas de automação de tarefas e tomadas de decisão.

Feedback
5 de 5 estrelas. 1 votos.
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT