Transição Digital: 3 Pilares

A transição digital é um dos grandes desafios tanto em Portugal como no mundo, que implicam mudanças estruturais gigantes e não só tecnológicas.

A mudança de atitude, o comportamento e competências das pessoas e o modo como as empresas e entidades públicas se organizam internamente e se relacionam com os seus parceiros são algumas das mudanças necessárias para que seja possível realizar uma correta transição digital.

A pandemia de Covid-19 veio acelerar todo este processo através do teletrabalho e do modelo híbrido, forçando as empresas a criar modelos, a operacionalizá-los e a implementá-los em tempo record, para que as empresas continuassem a funcionar e a produzir.

Contudo, é importante consciencializar que a transição digital só é possível caso ocorram mudanças organizacionais e de cultura, caso contrário as oportunidades trazidas pela digitalização não serão aproveitadas, podendo ser desperdiçadas por completo.

Com o objetivo de colocar Portugal na linha da frente na transição digital é necessário criar toda uma estrutura de sociedade digital e reinventar o funcionamento e organização do estado, de modo a reforçar a competitividade económica e a proporcionar um clima favorável à inovação e ao conhecimento. Desta forma, surge o PATD (Plano de Ação para a Transição Digital) que consiste num programa de ações a implementar em cada uma das suas principais áreas de foco: capacitação digital das pessoas, transformação digital das empresas e a digitalização do estado, acrescentando a dimensão de catalisação que é transversal aos 3 pilares mencionados.

1º Capacitação e Inclusão Digital das Pessoas

“Assenta na qualificação dos portugueses, estimulando o acesso ao ensino e ao conhecimento, numa abordagem que visa promover a aprendizagem ao longo da vida, com respostas diferenciadas para os diferentes segmentos da população, em função das suas necessidades específicas e nível de literacia digital.” Livro Portugal Nação Digital

2º Transformação Digital do Tecido Empresarial

“A aposta na transformação digital do tecido empresarial nas suas múltiplas dimensões e, também aqui, com uma lógica de resposta diferenciada em função dos vários perfis e das diversas fases de maturidade das nossas empresas. Assenta, sobretudo, em medidas e ações que concretizem o apoio ao investimento, o estímulo à digitalização das empresas, com especial atenção à sensibilização e capacitação das micro e PME, que representam a maioria do tecido empresarial e do emprego em Portugal, sem esquecer o desenvolvimento de iniciativas que concorram para a consolidação e intersecção do conhecimento científico e tecnológico empresarial.” Livro Portugal Nação Digital

3º Digitalização do Estado

“Diz respeito à simplificação e desmaterialização dos procedimentos administrativos, com o objetivo de conduzir a uma modernização do Estado, de modo a melhor servir os cidadãos, as empresas e a sociedade em geral.” Livro Portugal Nação Digital

Catalisação da Transição Digital de Portugal

“A concretização destes três pilares requer a criação de um conjunto de condições de base que potenciem o sucesso de todas as medidas incluídas nos pilares. Para esse efeito, é essencial um ambiente regulatório que permita explorar o potencial da economia de dados e tecnologias, respeitando princípios essenciais como a ética, a privacidade e a segurança.” Livro Portugal Nação Digital

A TBFiles será o seu Parceiro Ideal

Gostava de iniciar o processo de transição digital e não sabe como? Na TBFiles trabalhamos para si e para a sua empresa, seremos os parceiros indicados para chegarmos ao futuro juntos. Venha descobrir o que fazemos!

Mais Informações

Feedback
No rating yet
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT