A Nova era de Liderança

Estruturalmente uma empresa é composta por inúmeros profissionais, sendo os gestores parte integrante das organizações. Das várias atividades inerentes às suas funções a liderança é uma característica que estará presente no seu dia a dia.

Contudo, existem diversos tipos de liderança, sendo que existem diferentes fatores e características inatas dos gestores que ditam a sua chefia, bem como outras que são fruto de aprendizagens pessoais e profissionais.

Os diferentes tipos de liderança têm um impacto díspar nas equipas de trabalho, sendo por isso importante e necessário que os líderes sigam uma linha estratégica capaz de motivar e incentivar as equipas de trabalho.

Das inúmeras qualidades de liderança existentes, abordaremos as que consideramos mais importantes:

Flexibilidade

A flexibilidade é uma característica importante que os gestores necessitam de possuir na sua liderança. Adaptar as suas decisões consoante o momento e a circunstância é fundamental para as equipas de trabalho.

Tolerância ao erro

A tolerância ao erro é uma qualidade fundamental numa equipa de trabalho. Um líder deve fomentar essa flexibilidade para que os colaboradores não ganhem medo e desta forma possam trabalhar eficientemente e em liberdade.

Motivação

A motivação é fundamental numa equipa de trabalho, sendo que umas das qualidades mais importantes numa liderança. Incentivar, inspirar e entusiasmar uma equipa de trabalho promove o sucesso e o desenvolvimento dos colaboradores.

Comunicação

Comunicar é sem dúvida uma característica fundamental numa equipa de trabalho, sendo que todas as lideranças devem basear-se nesta premissa. A comunicação bilateral numa equipa é fundamental para que a mesma evolua e se desenvolva.

Reconhecimento

Reconhecer o valor e o potencial dos colaboradores é uma característica muito apreciada pelas equipas de trabalho. A liderança é também dar “asas” para os trabalhadores crescerem e desenvolverem competências.

A liderança numa era tão digital e numa geração tão tecnológica é fundamental que seja flexível e adaptável a cada trabalhador, só assim é possível possuir equipas motivadas e produtivas.

Feedback
No rating yet
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT