transformação digital em portugal

A Transformação Digital em Portugal

Quando falamos de transformação digital, em Portugal, ainda existe alguma relutância por parte das empresas na aceitação do serviço. Muitas organizações não compreendem a real importância da transformação digital e o quanto isso facilita as suas tarefas administrativas.

Segundo o estudo realizado pela NOVA SBE e a EY, as empresas portuguesas possuem um baixo nível de incorporação da transformação digital no planeamento estratégico das suas organizações.

Segundo Bruno Padinha, diretor de consultoria de gestão na EY, são poucas as empresas que investem no desenvolvimento de tecnologia, a maioria “imita” os concorrentes. Ou seja, investem apenas na adoção da tecnologia.

Quais os sectores empresariais pioneiros na transformação digital?

No estudo realizado pela EY e a NOVA SBE, numa amostra de 102 participantes, dos quais 80% com cargos de administração ou direção de topo, foi possível apurar quais os sectores pioneiros na transformação digital.

Mais de 60% das empresas nos setores de media e turismo iniciaram o processo há mais de 5 anos e, embora se enalteça um ligeiro atraso no setor financeiro, quase 70% das empresas iniciou o processo há mais de 2 anos. No setor da energia, embora a maioria das empresas só tenha iniciado o processo nos últimos 2 anos, apenas 9% continuam sem alterações significativas.

Os setores que se evidenciam com um maior atraso são os da distribuição/retalho e o da saúde. Estes setores são os que apresentam a maior proporção de empresas que ainda não iniciou o processo de transformação digital: 30% no primeiro caso e 14% no segundo. 

1- Iniciação do processo de transformação digital por sector

transformação digital, tbfiles
FONTE: OBSERVATÓRIO DE IMPACTO DIGITAL EY NOVA SBE

Qual o nível de implementação e de investimento previsto, por tecnologia?

Segundo o gráfico apresentado abaixo, é possível observar-se qual o nível de investimento e implementação que as empresas fazem para cada tecnologia digital.

Relativamente, à implementação e investimento de tecnologias digitais que têm sido adotadas pelas empresas, verifica-se que existe um maior investimento nas tecnologias de Redes Sociais e Marketing Digital, Big Data e Analytics, Cloud Computing e IoT (Internet of Things). No entanto, apenas 35% dos inquiridos afirmam ter um nível avançado de implementação.

Tanto o nível de implementação como o investimento previsto em tecnologias digitais vão depender do sector/industria, contudo não haverá grandes alterações no futuro.

De todos os sectores tidos em consideração, o sector da Energia é aquele que apresenta um maior número de soluções tecnológicas, relativamente aos restantes sectores/industrias, com destaque para as soluções de marketing digital, cloud computing e big data.

No que respeita, à implementação de tecnologias como redes sociais e marketing estas são a grande aposta nos setores Financeiro, Energético e Turístico.

2- Nível de implementação e de investimento previsto, por tecnologia

transformação digital, tbfiles
FONTE: OBSERVATÓRIO DE IMPACTO DIGITAL EY NOVA SBE

Transformação Digital com a TBFiles

Na TBFiles, enquanto especialistas em transformação digital, ajudamos a sua empresa a adaptar-se às novas tecnologias digitais, garantindo a melhor solução para a sua organização de forma a satisfazer as suas necessidades.

As nossas soluções passam pela Business Process Outsourcing, Digital Process Transformation e Robotic Process Automation.

A TBFiles, irá aconselhar a sua empresa sobre qual a melhor solução a adotar de forma a rentabilizar os seus recursos humanos, diminuir os custos e otimizar o tempo.  

tbfiles, desmaterialização de processos, automação de processos, transformação digital
Feedback
No rating yet
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT