A transformação digital no setor da saúde

A transformação digital é uma área que tem crescido exponencialmente em todos os sectores de atividade, principalmente desde o início da pandemia de covid-19.

Contudo, existem áreas onde os resultados da transformação digital podem ser mais impactantes e positivos, transformando completamente o sector de atividade.

O sector da saúde é uma das áreas com imenso potencial para otimizar processos e dinamizar os departamentos, facilitando as relações entre médicos, departamentos e pacientes.

O principal objetivo da transformação digital no sector da saúde passa por agilizar os processos e por permitir uma melhor comunicação entre os médicos de diferentes especialidades de forma a chegar a um diagnóstico mais rápido e eficaz.

Existem vários processos que já foram implementados e que estão a trazer inúmeros benefícios para toda a comunidade no sector da saúde, nomeadamente, as receitas eletrónicas, o agendamento de consultas e exames online, a obtenção de resultados clínicos através do email, a teleconsulta e a telesaúde. 

Porém, ainda existem muitos outros caminhos possíveis para o sector da saúde, que permitirão uma melhor relação entre a comunidade e a articulação entre departamentos. É importante que exista uma maior inclusão do paciente em todos estes processos, nomeadamente, um maior nível de informação, de esclarecimentos e de celeridade em todo o processo desde o primeiro contacto com os médicos até ao diagnóstico final.

O processo ainda se encontra bastante embrionário, onde já existem algumas alterações visíveis e com impacto na comunidade, mas ainda é necessário realizar outras mudanças capazes de alterarem, por completo, os métodos de trabalho e de relação pessoal.

A transformação digital, será um dos pilares que permitirá a alteração completa do sector da saúde e a digitalização de processos, exames e outros documentos importantes serão um dos pontos cruciais para o início deste processo longo e complexo.

Visite o Site

Feedback
5 de 5 estrelas. 1 votos.
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT