As Vantagens das Faturas Sem Papel

Ao longo dos anos tem havido um crescente investimento e incentivo por parte do governo na redução de papel e na desmaterialização. O objetivo passa por legislar o processo de simplificação e digitalização associado à desmaterialização das faturas e à criação de arquivos eletrónicos.

Esta medida adotada pelo ministério das finanças permite que exista uma redução drástica do consumo de papel, bem como uma poupança de milhões de euros para a economia nacional.

Segundo o ex-ministro das finanças, Mário Centeno, “só em Portugal são emitidas 5 mil milhões de faturas por ano, o que corresponde a 15 milhões de faturas por dia. Só no retalho são emitidas 4 mil milhões de faturas anuais o que representa diariamente um total de 10 milhões de faturas”.

Dado o valor elevadíssimo de faturas impressas anualmente os custos administrativos, de consumíveis, de papel, de tinta, de preservação da documentação, da guarda e arquivo, estendem os largos milhões de euros.

Em título de exemplo, Mário Centeno, utiliza o caso da Sonae Mc, no arquivo central tem cerca de 90.000 contentores, que ocupam uma área de 1.400m2 e “representam um custo anual de cerca de 300 mil euros”. No entanto, a Sonae Mc, já emite cerca de 30 mil faturas por ano a um conjunto de clientes empresariais, totalizando o consumo atual por ano da empresa a nível empresarial (B2B) cerca de 130 mil documentos, 1,9 toneladas de papel, 195 mil litros de água, 1,18 toneladas de dióxido de carbono e 53 árvores.

As medidas, implementadas pelo governo, pertencem ao programa Simplex + que visam ser uma mais valia para as empresas e para os consumidores. Segundo o ex ministro das finanças, esta medida não serve para “aligeirar o combate à evasão fiscal”, uma vez que a mesma será inspecionada.

As principais vantagens inerentes à redução das faturas em papel são uma maior eficiência, uma questão ambiental, uma redução significativa dos custos, uma otimização dos recursos, um incentivo à utilização das novas tecnologias e uma libertação de capital humano para outras tarefas de maior valor acrescentado.  

Visite o Site

Feedback
No rating yet
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT