Como Implementar Corretamente a Automação de Processos nas Empresas

Muitas empresas quando optam pelo caminho da automação de processos necessitam, primeiramente, de analisar detalhadamente a dinâmica da empresa para compreenderem qual será o melhor departamento/ área para aplicar esta tecnologia.

Apesar da automação de processos ser abrangente a qualquer departamento dentro de uma organização, é crucial que se realize uma avaliação pormenorizada de todos os processos realizados de forma manual, para compreender onde a automação será mais eficaz e com resultados significativos.

Para que a implementação da tecnologia seja efetuada corretamente é necessário realizar alguns procedimentos chave que asseguram o sucesso da automação de processos.

De seguida, iremos listar todas as etapas que descrevem como este processo deverá ser realizado de forma a otimizar ao máximo os resultados.

As Etapas da Automação de Processos nas Empresas

1. Levantamento das necessidades de negócio

Nesta primeira etapa é necessário realizar um levantamento de todos os processos de cada departamento da empresa para compreender quais as tarefas que são realizadas de forma manual e como poderá ser feita a automatização de forma a rentabilizar ao máximo o processo.

Esse levantamento é crucial para apurar toda a cadeia de processos e assim analisar quais os departamentos que serão melhores para intervir.

2. Mapeamento de processos

Na segunda etapa é necessário que seja feito um mapeamento de todos os processos de forma a conseguir apurar quais as áreas que terão um maior impacto na operativa da empresa e quais irão serão as primeiras a serem implementadas.

3. Priorizar Processos

Na terceira parte da implementação do processo é necessário estabelecer prioridades dentro dos departamentos da empresa com o intuito de compreender quais serão as primeiras áreas a serem automatizadas. Com o auxílio de critérios de seleção será possível alcançar maior partido da otimização da tecnologia.

4. Monitorização de resultados

Por fim, é fundamental monitorizar os resultados depois da implementação da tecnologia para observar qual o grau de melhoria do serviço, o tempo otimizado para outras tarefas e o aumento da produtividade dos colaboradores ao estarem alocado a tarefas de maior valor acrescentado. 

Em suma, para que os resultados da automação de processos sejam maximizados é fundamental que a sua implementação seja realizada corretamente, só assim será possível compreender as alterações realizadas, bem como ajustar à medida que o projeto se for desenrolando para retirar o maior partido da tecnologia.

Automatizar Processos com a TBFiles

A TBFiles sendo uma empresa especialista em transformação digital e automação de processos, está preparada para implementar esta tecnologia na sua organização com o intuito de melhorar os seus processos, bem como libertar os seus colaboradores para tarefas de maior valor acrescentado para o core business da organização.

Visite o nosso site e descubra como o podemos ajudar nesta etapa.   

Visite o nosso site

Feedback
No rating yet
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT