Digitalização e Transformação Digital: Quais as Diferenças?

A digitalização e a transformação digital são dois conceitos que para muitas pessoas ainda são difíceis de distinguir. Apesar de estarem diretamente relacionados e de dependerem diretamente um do outro, existem claras diferenças entre ambos.

Contudo, cada vez mais as empresas são encaminhadas para estes dois conceitos que muitas das vezes, quando não são devidamente explicados e diferenciados podem levar a más decisões.

Segundo o dicionário Priberam de língua portuguesa, digitalizar significa “converter para formato digital através de um scanner”, e a verdade é que de uma forma simples e fácil é este o significado de digitalização.

A digitalização permite que as empresas possuam um nível de independência e liberdade inigualável, ou seja a digitalização permite melhorar operações ou processos de negócios. Com a adoção da digitalização nas organizações torna-se mais rápida e eficiente, permitindo uma melhoria nas respostas aos problemas.

Por exemplo, as faturas em formato digital são o melhor exemplo de um processo de digitalização. Ocorreu uma disrupção do envio das faturas por correio e passou a ser um processo digital e enviado por correio eletrónico.

Por outro lado, a transformação digital consiste numa mudança completamente disruptiva e geral nos processos e modelos de negócio, com recurso às tecnologias digitais. Ou seja, nos processos de transformação digital a tecnologia passa a ser o ponto fundamental nas empresas e é a partir dela que todas as decisões são tomadas e ponderadas.

Para que um processo de transformação digital obtenha sucesso na organização é necessário que ocorra um levantamento de necessidades e oportunidades de forma a conseguir, através das tecnologias, suprimir todas as necessidades impostas.

Naturalmente que os recursos humanos são um fator preponderante neste processo de transformação digital, uma vez que sem a formação dos mesmos todo o potencial a ser extraído das tecnologias fica sem o devido proveito.

Para que o processo de transformação digital corra da forma mais célere possível é extremamente importante haver um processo de digitalização associado, uma vez que as tecnologias só conseguirão extrair os dados se toda a documentação se encontrar em formato digital.

Como tal, apesar de digitalização e transformação digital serem dois conceitos diferentes, existe uma correlação entre eles completamente indispensável.

Saber Mais

Feedback
4.5 de 5 estrelas. 2 votos.
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT