Importância da transformação digital numa altura de pandemia. Como está a empresa a adaptar-se?

A digitalização dos negócios e das nossas vidas tornou-se muito mais visível e concreta desde o início da pandemia, não só quando o país inteiro estava confinado, mas também desde então devido à imprescindível adaptação de alguns dos nossos comportamentos e hábitos.

Em boa verdade, a existência de ferramentas e soluções digitais permite que o chamado distanciamento social seja, de facto, mais um distanciamento físico do que um afastamento social.

A transformação digital da nossa sociedade e do mundo empresarial é uma tendência fundamental que começou já há vários anos e que abre as portas para mudanças profundas ao longo dos próximos anos e décadas que vão seguramente muito além do que podemos imaginar hoje.

No início do período de confinamento, foi notável a rapidez e eficiência com que muitas empresas implementaram o tele-trabalho, permitindo a continuação das suas atividades sem interrupção.

Foi também o caso da BMW Financial Services cujos colaboradores passaram todos a trabalhar a partir de casa, alguns dias antes de ser decretado o estado de emergência. Esta mudança nos nossos hábitos de trabalho acabou por se tornar uma experiência muito positiva, mantendo o mesmo nível de qualidade do serviço aos nossos clientes. As reuniões de trabalho online ganharam em foco e pontualidade. Os colaboradores ganharam uma maior flexibilidade na organização do seu tempo, inclusive deixando de perder tempo nas deslocações para o escritório. Por outro lado, o tele-trabalho apresenta vários desafios nomeadamente ao nível do espirito de equipa, a colegialidade e a criatividade colectiva.

Mas não há dúvida que, mesmo quando acabar a crise sanitária que atravessamos atualmente, o novo normal da nossa empresa será um modelo híbrido, ou seja com parte dos colaboradores a operar em tele-trabalho e outra parte a trabalhar no escritório.

Um outro aspecto importante é a digitalização dos nossos processos internos, que se iniciou há vários anos antes da pandemia.

Por exemplo, a gestão documental por via digital é essencial para uma financeira como a BMW Financial Services.

Todos os processos digitais continuaram a funcionar perfeitamente em tempos de pandemia, quando nenhum dos nossos colaboradores trabalhava no escritório.

A transformação digital é também fulcral no que diz respeito ao relacionamento com os nossos clientes.

No intuito de disponibilizar aos nossos clientes soluções fáceis, rápidas, de confiança e individualizadas, a BMW Financial Services investiu ao longo dos últimos anos em canais e ferramentas digitais disponíveis 24h por dia e 7 dias por semana.

Além dos nossos websites com calculador financeiro, da faturação eletrónica e da plataforma para carregamento digital da documentação, implementámos o Portal do Cliente através do qual os nossos clientes têm acesso a todo um conjunto de informações acerca dos seus contratos de financiamento ativos, mas também podem interagir com a BMW Financial Services para solicitar determinadas ações ou informações.

Com a situação de pandemia, estas ferramentas foram essenciais para mantermos o contato com os nossos clientes.

Neste momento estamos a iniciar a fase de pilotagem de uma nova funcionalidade que permitirá ao cliente assinar eletronicamente todos os documentos contratuais relativos ao financiamento do seu veículo.

O nosso objetivo é permitir ao cliente escolher entre o canal físico e o canal digital, conforme a sua melhor conveniência, sempre com o envolvimento do seu concessionário que também participa ativamente nesta transformação digital.

Podemos seguramente afirmar que o nosso futuro será cada vez mais digital, mas também podemos afirmar quer o ser humano continuará a dar também valor aos contatos físicos.

Por isso, acreditamos que o mundo de amanhã será “figital”, aliando a realidade física à realidade digital.


Artigo escrito por:

importância da transformação digital, pandemia, BMW, transformação digital

Thierry Tacoen
BMW Financial Services Portugal
Sales & Marketing Director

Feedback
5 de 5 estrelas. 4 votos.
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT