TBFiles

O balanço de 2020 e o olhar para 2021

Fazer um balanço do ano 2020 é algo pouco recomendável, mesmo aos mais saudáveis, pelo respetivo risco cardíaco associado. Mal o mundo sabia no que se ia meter e por mais que a TBFILES se tenha mantido ininterruptamente otimista, vivemos há demasiado tempo com a sensação de que estamos a percorrer os últimos metros de uma longa maratona. Para quem faz parte dos exclusivos 0,1% da população mundial que concluiu uma maratona sabe que todo o percurso é maioritariamente gerido pela motivação, gestão de esforço, resiliência e perspetiva de orgulho final de conquista ou superação. É exatamente este o estado de espírito que caracterizo o nosso ano 2020… e com que orgulho concluo isso!

Como tenho partilhado no passado é já regra, nesta altura do ano, olharmos para trás com o objetivo de identificar o que mudou em nós nos últimos 12 meses. Este ano, para surpresa de muitos e eu próprio, mesmo com todas as contingências de saúde publica e incerteza mundial conseguimos manter um DNA de conquistas dando significativos passos em frente na nossa estratégia de melhoria continua e crescimento.

Neste domínio fomos seguros, consistentes, sempre prudentes, mas muito corajosos em não cruzar os braços e lutar contra esta pandemia e todas as suas consequências económicas e sociais. E que prova demos a todos os que se relacionam connosco! Mesmo nos primeiros dias de incerteza máxima sobre o efeito destrutivo deste vírus mantivemos o nosso foco vencendo o medo e garantindo que todos os serviços fossem cumpridos dentro dos SLAs esperados. PARABÉNS TBFILES! Que orgulho em fazer parte desta equipa e todas as decisões difíceis, mas responsáveis sempre respeitando os nossos genuínos princípios e valores: o bem-estar dos nossos colaboradores sem menosprezar a confiança dos nossos clientes entregando o máximo valor acrescentado … todos os dias!

Nesse sentido mantivemo-nos exigentes na nossa organização e eficiência interna (será que algum dia vamos sentir que estará como queremos?) mas também amadurecemos a nossa estrutura enquanto empresa cada vez mais tecnológica ou pelo menos capacitada em efetivamente entregar a “transformação digital” que tantos gostam agora de promover… com PowerPoint. Como bem sabem o nosso foco é partilhar risco com os nossos clientes construindo soluções baseadas em entregáveis sem vender sonhos que depois não são exequíveis no mundo real em que vivemos. O caminho é apoiá-los a evoluir connosco (“improving together” como está agora claro no rebranding da TBFILES em 2020) no âmbito de cada processo de eficiência interna. Este caminho só será possível claramente com recurso a três entregáveis estratégicos claros:

  • digitalização do máximo de processos de suporte ao negócio,
  • libertação de todas as tarefas de pouco valor acrescentado que possam ser robotizadas ou pelo menos “industrializadas” em modelo de outsourcing;
  • Aumento de disponibilidade de informação útil (até então dispersa ou não estruturada) para suporte de tomada de decisões. Relembramos a capa do Economist de 2017 “The world’s most valuable resource” … “Artificial Intelligence reads the past and models the future, but it is we who must act in the present”

Agora, já animados com a luz ao fundo do túnel, recordo que a TBFILES não só superou as crises de 2003, 2008, 2012 e agora a de 2020, mas mais do que isso sempre as enfrentou como oportunidades de superação!

2021 será um ano que a nossa estratégia digital, iniciada há 12 anos, terá um protagonismo diferente e cá estaremos para continuar a estar alinhados na entrega de valor acrescentado a todos os que acreditarem em nós. Obrigado por esse privilégio e desejos de um Santo e Feliz Natal para todos.



Tiago Borges
CEO at TBFiles
Feedback
4 de 5 estrelas. 8 votos.
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT