O que é a Literacia Digital?

Segundo a Comissão Europeia, a literacia digital é definida como: “as habilidades necessárias para alcançar a competência digital, sustentadas por competências básicas em TIC e no uso de computadores, com o objetivo de recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação, e de comunicar e participar em redes colaborativas via Internet.”

A literacia digital é uma temática que tem ganho cada vez mais ênfase na sociedade e a procura de informação sobre este assunto tem crescido exponencialmente.

Na verdade, a literacia digital não significa apenas saber mexer nas redes sociais, saber criar páginas, sites, blogs ou conseguir ter publicações nas tendências. A literacia digital entende a forma como o digital se agrega na nossa vida, ou seja, é a compreensão do que são as redes sociais, o que representa uma página, site ou conteúdo no digital.

Desta forma, é necessário compreendermos que quando estamos a publicar algo na internet existe um impacto do que publicamos seja para nós ou para os outros.

Nos dias de hoje, onde grande parte da população se encontra em regime de teletrabalho é importante que haja a consciencialização das implicações do digital no nosso quotidiano, trabalho e vida pessoal.

Em 2025 é esperado que 48% das funções sejam feitas por pessoas e 52% seja realizado por máquinas, como tal é fundamental compreender que a tecnologia será cada vez mais um instrumento pertencente às nossas vidas, segundo a FCT

Segundo a FCT, existem 5 grandes áreas de competências, nomeadamente a literacia da comunicação, comunicação e cidadania, criação e conteúdos, segurança e privacidade e desenvolvimento de soluções.

Com a avaliação destas áreas de competência é possível analisar qual o nível de proficiência das pessoas e assim compreender qual o seu grau de literacia.

Em suma, a literacia digital é uma temática que veio para ficar e cada vez está a ganhar mais força e como tal, é importante as pessoas perceberem a sua importância e o seu grau de proficiência de forma que se possam adaptar às contantes mudanças digitais.

Feedback
5 de 5 estrelas. 45 votos.
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT