Perante as consequências nefastas causadas pela pandemia de Covid-19, foi imperativo criar fundos europeus capazes de mitigarem os impactos sociais e económicos causados pela crise. Desta forma, foi necessário criar um instrumento comunitário estratégico de mitigação, capaz de promover a convergência económica e a resiliência das economias da União Europeia. O Conselho Europeu criou o Next Generation EU um plano temporário de recuperação onde se desenvolverá o Plano de Recuperação e Resiliência.
Plano de Recuperação e Resiliência
O Plano de Recuperação e Resiliência foi criado com o intuito de retomar o crescimento económico sustentado do país, com a disponibilização de 13,9 mil milhões de euros em subsídios a fundo perdido e 2,7 mil milhões de euros em empréstimos, até 2026.
Dentro do Plano de Recuperação e Resiliência existem 3 grandes pilares que balizam quais os investimentos abrangidos, nomeadamente:
Resiliência: “O reforço da resiliência económica, social e territorial assume particular relevância enquanto resposta de primeira linha na transição entre a estabilização económica e social que procurou atenuar os efeitos da crise pandémica e a recuperação necessária para que a economia e a sociedade portuguesas estejam mais bem preparadas para choques futuros, independentemente da sua natureza.” PRR
Transformação Climática: “A dimensão Transição Climática pretende, por via do estímulo da investigação, da inovação e da aplicação de tecnologias de produção e consumo de energia mais eficientes, promover o melhor aproveitamento dos recursos de que o país já dispõe e agilizar o desenvolvimento de setores económicos em torno da produção de energias renováveis.” PRR
Transição Digital: “Na era da quarta revolução industrial, caracterizada pela preponderância da digitalização da sociedade e da economia, a transição digital assume inegável importância enquanto um dos instrumentos essenciais da estratégia de desenvolvimento do país.” PRR
Transição Digital para as Empresas
No que diz respeito à Transição Digital para as empresas, existem cerca de 650 milhões de euros de custos previstos entre 2021 e 2026 para o investimento em soluções que apoiem e desenvolvam a transição digital.
Da verba disponibilizada para a Transição Digital existem 3 grandes áreas disponíveis:
Capacitação Digital das Empresas- 100 Milhões de euros
Transição Digital das Empresas- 450 Milhões de euros
Catalisação da Transição Digital das Empresas- 100 Milhões de euros
Os fundos dão a possibilidade às empresas de avançarem com projetos de redução de informação em papel, de cibersegurança, de dinamização do comércio digital, de testes a novos produtos e serviços, entre outros.
Consulte o portal Recuperar Portugal para obter mais informação sobre as candidaturas e as verbas disponibilizadas.
A TBFiles é o seu parceiro perfeito
Considera que a sua empresa se encontra preparada para um futuro mais digital? Na TBFiles trabalhamos para si e para a sua empresa, seremos os parceiros indicados para chegarmos ao futuro juntos. Venha descobrir o que fazemos!