Plano de Recuperação e Resiliência

Plano de Recuperação e Resiliência: Conheça os todos apoios para as Empresas

Perante as consequências nefastas causadas pela pandemia de Covid-19, foi imperativo criar fundos europeus capazes de mitigarem os impactos sociais e económicos causados pela crise. Desta forma, foi necessário criar um instrumento comunitário estratégico de mitigação, capaz de promover a convergência económica e a resiliência das economias da União Europeia. O Conselho Europeu criou o Next Generation EU um plano temporário de recuperação onde se desenvolverá o Plano de Recuperação e Resiliência.

Plano de Recuperação e Resiliência

O Plano de Recuperação e Resiliência foi criado com o intuito de retomar o crescimento económico sustentado do país, com a disponibilização de 13,9 mil milhões de euros em subsídios a fundo perdido e 2,7 mil milhões de euros em empréstimos, até 2026.  

Dentro do Plano de Recuperação e Resiliência existem 3 grandes pilares que balizam quais os investimentos abrangidos, nomeadamente:

Resiliência: “O reforço da resiliência económica, social e territorial assume particular relevância enquanto resposta de primeira linha na transição entre a estabilização económica e social que procurou atenuar os efeitos da crise pandémica e a recuperação necessária para que a economia e a sociedade portuguesas estejam mais bem preparadas para choques futuros, independentemente da sua natureza.” PRR

Transformação Climática: “A dimensão Transição Climática pretende, por via do estímulo da investigação, da inovação e da aplicação de tecnologias de produção e consumo de energia mais eficientes, promover o melhor aproveitamento dos recursos de que o país já dispõe e agilizar o desenvolvimento de setores económicos em torno da produção de energias renováveis.” PRR

Transição Digital: “Na era da quarta revolução industrial, caracterizada pela preponderância da digitalização da sociedade e da economia, a transição digital assume inegável importância enquanto um dos instrumentos essenciais da estratégia de desenvolvimento do país.” PRR

Transição Digital para as Empresas

No que diz respeito à Transição Digital para as empresas, existem cerca de 650 milhões de euros de custos previstos entre 2021 e 2026 para o investimento em soluções que apoiem e desenvolvam a transição digital.

Da verba disponibilizada para a Transição Digital existem 3 grandes áreas disponíveis:

Capacitação Digital das Empresas- 100 Milhões de euros

Transição Digital das Empresas- 450 Milhões de euros

Catalisação da Transição Digital das Empresas- 100 Milhões de euros

Os fundos dão a possibilidade às empresas de avançarem com projetos de redução de informação em papel, de cibersegurança, de dinamização do comércio digital, de testes a novos produtos e serviços, entre outros.

Consulte o portal Recuperar Portugal para obter mais informação sobre as candidaturas e as verbas disponibilizadas.

A TBFiles é o seu parceiro perfeito

Considera que a sua empresa se encontra preparada para um futuro mais digital? Na TBFiles trabalhamos para si e para a sua empresa, seremos os parceiros indicados para chegarmos ao futuro juntos. Venha descobrir o que fazemos!

Mais Informações

Feedback
5 de 5 estrelas. 1 votos.
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT