tbfiles, arquivo documental

TBFiles: a sua Empresa de Arquivo

Numa empresa existe inúmera documentação necessária ao seu bom funcionamento, contudo e segundo a lei existem regras para a sua conservação, preservação e destruição, que fazem com que o arquivo seja extenso e bastante denso.

Desta forma, é importante que as organizações possuam a documentação organizada e devidamente catalogada para que os prazos de preservação e de destruição estejam assegurados.

Organizar e ordenar um arquivo é um trabalho extremamente moroso e burocrático, que muitas das vezes para ser bem feito é necessário possuir um recurso humano, a tempo inteiro. Ao fazê-lo todo o processo fica extremamente encarecido e muitas vezes difícil de gerir.

A introdução do regulamento de proteção de dados veio trazer às empresas regras bastante restritivas, nomeadamente ao nível da recolha, tratamento e conservação dos dados.

Na área dos recursos humanos, por exemplo, existem regras bastante rigorosas no que diz respeito ao arquivo, nomeadamente:

  • Contratos de trabalho – 5 anos após a saída do colaborador
  • Seguros de Acidentes de Trabalho e doenças profissionais – 5 anos (genericamente, pode haver variáveis na apólice de seguro)
  • Formações – Ao fim de 10 anos
  • Mapas de férias – Ao fim de 5 anos
  • Mapas de horas extraordinárias – Ao fim de 5 anos
  • CVs de candidaturas espontâneas – Ao fim de 1 ano

Como é possível observar acima, existem inúmeras regras e diferentes momentos para a documentação ser guardada e posteriormente destruída e como tal, é necessário ter bastante cuidado e atenção aos prazos de retenção.

TBFiles o seu parceiro ideal

A TBFiles é uma empresa especialista em gestão documental e poderá ser a sua maior aliada na organização do arquivo. Com a nossa ajuda, poderá libertar os recursos humanos da sua empresa para tarefas de maior valor acrescentado, reduzindo custos e otimizando melhor o tempo.

Visite o nosso site e descubra como poderemos ajudar a sua empresa e quais os benefícios inerentes a este tipo de serviços.

Visite o Site

Feedback
No rating yet
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT