pegada ecológica, tbfiles, eco-friendly

3 Ideias para Reduzir a Pegada Ecológica da sua Empresa

A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade, que avalia os padrões de consumo de um individuo, cidade, país ou organização. Segundo Wackernagel e Rees (1996), a pegada ecológica tem como finalidade mensurar o espaço ecológico necessário para sustentar um determinado sistema.  

A ideia base passa por compreender quais os impactos que um organismo causa sobre o planeta, através das suas atividades que o fazem consumir diversos recursos e produzir resíduos.

Sendo a pegada ecológica um marco tão importante para o planeta é essencial haver uma preocupação constante para reduzir o impacto que causamos no mesmo, visto que estamos muito acima do nível da biocapacidade do planeta.

Segundo a WWF, a pegada ecológica no período de 2010 a 2018 encontrava-se bastante acima da biocapacidade do planeta, ou seja, o impacto causado pela população é bastante superior à capacidade que o planeta tem de regeneração dos ecossistemas.

Em Portugal, a pegada ecológica é bastante elevada, sendo um dos países com maior impacto sobre o planeta. Ou seja, o consumo dos portugueses tem sido bastante superior à capacidade de regeneração dos ecossistemas.

Abaixo, é possível observar o gráfico que demonstra a pegada ecológica de Portugal, da Europa e do Mundo e, respetivamente, a biocapacidade do planeta de regeneração dos ecossistemas.

Pegada Ecológica

3 ideias para a Redução da Pegada Ecológica nas Empresas

A pegada ecológica, regra geral, é medida principalmente em regiões ou países, contudo, é possível avaliar o impacto das empresas no planeta. Todas as organizações causam impactos ambientais, sendo muitas vezes negativos, através dos veículos, do consumo de água e eletricidade e compra de materiais de escritório.

É extremamente importante consciencializar e transmitir às empresas a importância de reduzir a pegada ecológica e incentivar às boas práticas ambientais no seio empresarial.

Muitas das vezes, as empresas não têm a iniciativa de implementar boas práticas ambientais devido à falta de motivação, às barreiras financeiras e à insuficiente pressão legislativa. 

Contudo, iremos apresentar 3 ideias que permitem reduzir consideravelmente a pegada ecológica nas empresas.

1ª – Poupança de energia

É extremamente importante que as empresas economizem energia, para além de reduzir os custos também melhora significativamente a pegada ecológica. Algumas práticas importantes passam por deixar de ter equipamentos ligados e em standby em horas de inatividade da empresa, ter as luzes ligadas permanentemente em locais de escassa passagem de pessoas e ter maquinaria obsoleta que consome o energia excessivamente.

2ª – Economia e Reutilização de Água   

A economia e reutilização de água é outro ponto crucial e fundamental para a redução da pegada ecológica, a água é um recurso natural que precisa de ser poupado e tratado com respeito por parte da população. Muitas das vezes, as empresas acabam por não economizar devidamente, o que resulta no aumento dos custos, e inevitavelmente no desperdício de água. É importante as organizações criarem estratégias de poupança de água, como por exemplo, possuir torneiras com sensores para que o desperdício seja minimizado e comparar frequentemente a leitura do contador com a fatura da água para controlar gastos e evitar o desperdício da mesma.

3ª – Substituição da Frota Automóvel

Para que a pegada ecológica tenha o menor impacto possível sobre o planeta uma das ações importantes que as organizações deverão fazer passa por substituir a frota da empresa, por carros mais ecológicos e amigos do ambiente, como por exemplo, os carros elétricos ou a gás natural. Estas preocupações por parte das empresas permitem reduzir drasticamente a pegada ecológica e melhorar a saúde do planeta.

Digitalize os seus processos administrativos e torne a sua empresa mais amiga do ambiente

Somos uma empresa especializada em gestão de documental e automação de processos administrativos. Através da nossa vasta experiência profissional seremos capazes de dar resposta a todas as necessidades que a sua empresa enfrenta. Com a automatização e desmaterialização de processos conseguirá libertar recursos, diminuir os custos e tornar a sua organização mais eco-friendly.

Contacte-nos e comece já a automatizar processos administrativos com a TBFiles.

robotic process automation, rpa, tbfiles, automatização de processos
Feedback
5 de 5 estrelas. 2 votos.
O meu feedback:


RELATED POSTS


LEAVE A COMMENT