“Mais de 80% do lixo deitado ao mar é plástico” Comissão Europeia
Hoje em dia, é recorrente ouvirmos a preocupação dos especialistas com o planeta e os impactos que a poluição está a causar no meio ambiente, contudo nem sempre possuímos a noção do verdadeiro estado do planeta onde vivemos.
O plástico é, claramente, uma das principais causas da poluição dos nossos oceanos, sendo um dos principais componentes encontrados nas praias da União Europeia. Atualmente, a população mundial utiliza certa de 5 biliões de sacos de plástico por ano. Este é apenas um dos indicadores da utilização abusiva do plástico, sendo que existem muitos outros que muitas das vezes nem temos noção que estão presentes nos objetos.
A utilização do plástico tem causado inúmeros problemas no meio ambiente, sendo o mar e as espécies marinhas uma das mais afetadas.
Dado o impacto causado pela utilização abusiva do plástico, foi necessário criar leis que reduzissem significativamente o uso do mesmo.
As novas leis
No passado dia 1 de julho de 2021, entrou em vigor o decreto-lei que proíbe a disponibilização gratuita de sacos, independentemente da sua natureza.
A nova legislação, aprovada pelo Parlamento Europeu, tem como objetivo reduzir o consumo de plástico de utilização única até 2026 e tornar todas as embalagens de plástico reutilizáveis, compostáveis, biodegradáveis, ou facilmente recicláveis até 2030.
Estas medidas, visa não só reduzir drasticamente a utilização desmedida do plástico, como sensibilizar os fabricantes e os consumidores para a redução dramática deste utensílio que tão nefasto é para o nosso planeta.
Futuramente haverá alguns produtos que deverão desaparecer definitivamente de circulação, nomeadamente:
- Cotonetes;
- Talheres;
- Palhinhas e agitador de bebidas;
- Varas para fixar balões;
- Copos para bebidas e as respetivas tampas;
- Recipientes como caixas, com ou sem tampa.
Independentemente das medidas que possam vir a ser tomadas, é importante que os consumidores e os fabricantes sejam cada vez mais conscientes das suas escolhas e dos impactos que as mesmas poderão ter na “nossa casa”.
Práticas Eco-Friendly na TBFiles
Na TBFiles existe, cada vez mais, uma preocupação crescente com o meio ambiente e com a pegada ecológica.
As estratégias de sustentabilidade ambiental são bem definidas, sendo que tentamos sempre melhora-las e otimizá-las.
As práticas eco-friendly já utilizadas pela TBFiles são:
- Racionalização da utilização de papel através da desmaterialização dos processos administrativos;
- Separação de resíduos e encaminhamento para reciclagem através de parceiros certificados;
- Utilização de produtos e materiais reciclados, nomeadamente papel e consumíveis;
- Controlo da qualidade do ar através de uma climatização eficiente e sem fumo;
- Consciencialização da utilização de água com a criação de regras;
- Poupança e otimização da gestão energética através do uso de iluminação de baixo consumo e utilização de sensores de movimento em zonas de utilização não constante.
Digitalize os seus processos administrativos e torne a sua empresa mais amiga do ambiente
Somos uma empresa especializada em gestão de documental e automação de processos administrativos. Através da nossa vasta experiência profissional seremos capazes de dar resposta a todas as necessidades que a sua empresa enfrenta. Com a automatização e desmaterialização de processos conseguirá libertar recursos, diminuir os custos e tornar a sua organização mais eco-friendly.
Contacte-nos e comece já a automatizar processos administrativos com a TBFiles.